PERI na bauma 2025: Inovação, sustentabilidade e soluções digitais para a obra do futuro

Em mais de 4.000 metros quadrados, os visitantes do pavilhão de exposições PERI puderam explorar exposições impressionantes, demonstrações ao vivo e conhecimentos interessantes sobre o mundo da construção. Este ano, o foco está na construção residencial e de infra-estruturas, complementada por inúmeras ferramentas digitais que podem ser testadas diretamente no local. Um destaque é o marketplace desenvolvido especialmente para a bauma, que destaca o tema da construção residencial. Através de um projeto de construção de uma casa estilizada, que também decorre virtualmente, os especialistas irão demonstrar como as soluções PERI criam um verdadeiro valor acrescentado na construção diária.

Com demonstrações, mostrámos como se pode poupar tempo valioso na construção de casas, mantendo a elevada qualidade e segurança. Além disso, o tema da sustentabilidade foi abordado através da apresentação de novas abordagens para uma construção sustentável e eficiente em termos de recursos a nível mundial.

Novos desenvolvimentos no sector da cofragem

O Painel de Cofragem MAXIMO, que pode ser operado de um lado, tornou-se uma parte crucial das obras em muitos países do mundo. A PERI irá apresentar a nova geração MAXIMO na bauma 2025. Esta nova geração combina as vantagens da fase anterior de desenvolvimento com inovações que tornam o Painel de Cofragem MAXIMO ainda mais versátil, aumentam a sua durabilidade e facilidade de utilização, e melhoram a sustentabilidade. Uma destas inovações é o revestimento do MAXIMO, PERIskin. Este revestimento global proporciona uma proteção ainda melhor e mais duradoura contra a corrosão para as estruturas MAXIMO, requer menos energia durante a produção em comparação com os métodos convencionais e oferece uma proteção máxima contra a corrosão tanto para as superfícies interiores como exteriores. Também reduz a aderência do betão, o que permite uma limpeza rápida. O novo processo de revestimento e a maior durabilidade da cofragem têm um duplo impacto positivo na pegada de carbono do MAXIMO. Para além disso, a nova geração pode agora ser combinada de forma ainda mais intuitiva com o Kit de Andaime PERI UP.

A Cofragem Universal DUO também tem importantes inovações reservadas. No futuro, também será possível que a cofragem de polímero seja feita de biopolímero, tornando-a ainda mais sustentável. O DUO também apresenta novas funções que permitem não só uma descofragem mais rápida, mas também no momento certo. Graças a novos componentes, que serão apresentados pela primeira vez na bauma, a cofragem universal DUO poderá cobrir ainda mais requisitos e áreas de aplicação no futuro. Por exemplo, uma nova viga principal permite a descofragem antecipada e a utilização de lajes até 30 cm de espessura. Outro ponto de bónus: O número necessário de prumos também pode ser reduzido. Para além disso, a Cofragem Universal DUO pode agora ser combinada de forma ainda mais intuitiva com o Kit de Andaime PERI UP. Para simplificar a montagem com a segurança adequada no local de construção, será apresentado pela primeira vez na bauma um novo adaptador de suporte de andaime. 

No futuro, a nova cofragem transparente do DUO permitirá controlar o nível de enchimento e a qualidade do betão diretamente durante o processo de cofragem. Além disso, novos componentes para fundações podem reduzir ainda mais os tempos de cofragem e proporcionar ainda mais flexibilidade na utilização da cofragem universal.

Com a cofragem para vigas treliçadas SKYFLEX, a PERI apresentará também a cofragem para lajes que pode ser utilizada de forma flexível e que, graças à sua reutilização, ajuda a conservar recursos em comparação com a cofragem tradicional em madeira, ao mesmo tempo que acelera os processos de cofragem. Por exemplo, a cabeça de queda patenteada permite a descofragem antecipada. A cofragem para lajes também aumenta a segurança do pessoal da obra. O risco de acidentes de trabalho é significativamente reduzido graças à opção de montar a cofragem a partir de uma posição segura a partir do nível inferior. Além disso, a SKYFLEX requer apenas um pequeno número de escoras, o que não só minimiza os riscos de tropeçar nos locais de construção, como também optimiza os processos de trabalho e reduz os custos de material. A SKYFLEX já ganhou o prémio “Industry Choice Innovative Product Award” na exposição World of Concrete 2025, em Las Vegas.

A mesa de lajes SKYFLY é outra inovação que será mostrada aos visitantes pela primeira vez na bauma. A mesa pode ser usada para formar grandes áreas numa única operação. A espessura da laje pode ir até 70 cm. O aspeto da segurança é também de importância crucial para a SKYFLY. Os guarda-corpos pré-instalados na borda da placa protegem o pessoal. Para além disso, a elevada estabilidade do SKYFLY também contribui para aumentar a segurança em obra.

A nova geração da cofragem para lajes GRIDFLEX Grid Element estabelece referências para o futuro, combinando segurança, eficiência e sustentabilidade. O desenvolvimento adicional da cofragem comprovada integra a proteção contra quedas diretamente no sistema, proporcionando a máxima proteção ao pessoal da obra. Para além disso, o novo GRIDFLEX caracteriza-se por uma vida útil ainda mais longa, ao mesmo tempo que permite potenciais poupanças em termos de tempo e materiais. Os componentes de alumínio duráveis e reutilizáveis reduzem significativamente o consumo de recursos, especialmente quando comparados com a cofragem de viga convencional.

Desenvolvimento e expansão do Kit de Andaimes PERI UP

Os andaimes, escadas e pontos de acesso para áreas públicas, bem como para eventos, serão apresentados na bauma com as Escadas Públicas PERI UP. Com apenas alguns componentes adicionais, esta extensão do Kit de Andaimes PERI UP cumpre as normas de segurança especiais que aí se aplicam.

Com a Vario Box, a PERI apresentará um produto totalmente novo para empresas de construção de andaimes e empreiteiros. Trata-se de uma solução de armazenamento e transporte num só produto. Com uma capacidade de carga até 2.000 kg, é possível transportar, por exemplo, mais de 90 m² de Andaime de Fachada PERI UP. A Vario Box é também adequada como suporte de carga para escoras, vigas e escoramentos, bem como para unidades de andaime de reforço. O volume de carga também pode ser aumentado com acessórios.  

A Torre de Cimbre PERI UP MD é um sistema de cimbre versátil com uma capacidade de carga média que foi especialmente desenvolvido para projectos de infra-estruturas e construção civil com grandes espessuras de lajes e que está agora a ser apresentado na bauma. Com uma capacidade de carga até 100 kN por vertical, a Torre de Cimbre PERI UP MD caracteriza-se pela sua elevada resistência e estabilidade.

A PERI irá também concentrar-se no desenvolvimento do Kit de Andaime PERI UP. Quer se trate de extensões dos componentes do PERI UP para o andaime modular de fachada, adições ao revestimento PERI UP para uma proteção segura do andaime, guarda-corpos avançados para outras aplicações junto à fachada ou um adaptador para uma descida rápida, segura e conveniente dos fusos de cabeça na área de escoramento, a PERI irá apresentar uma vasta gama de inovações na bauma.

A PERI irá mostrar como a construção de andaimes pode ser mais eficiente, transparente e preparada para o futuro, por exemplo, com a ferramenta digital PERIcap, que permite uma gestão inteligente dos sistemas de andaimes. Esta ferramenta cumpre os requisitos de pequenas e grandes empresas de andaimes, visualizando todo o processo de construção de andaimes em tempo real: Os locais de construção podem ser planeados em tempo real, resultando numa redução permanente dos custos e necessidades de material.

A PERI irá apresentar outro destaque digital com o Genio, um estudo pioneiro de robótica. Em cooperação com os parceiros KU Leuven, a Universidade RWTH Aachen, o “Centro de Produção de Grandes Estruturas (LSP)” da Universidade SDU do Sul da Dinamarca, a UC Leuven Limburg e o Instituto Jožef Stefan, a PERI está a investigar como a robótica pode compensar a falta de mão de obra qualificada na construção de andaimes. O Genio demonstra como os robots poderão apoiar a montagem de andaimes no futuro, de modo a aliviar a pressão sobre os trabalhadores e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança em obra. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar esta inovação de perto no salão de exposições PERI - um olhar visionário sobre a construção de andaimes do futuro.

Inovações na construção de pontes e túneis

As pontes que necessitam de renovação estão no centro das atenções a nível mundial. Com o VCT Composite Track, a PERI irá apresentar uma inovação que melhora de forma sustentável a construção de pontes em aço composto. Graças à inovadora suspensão por baixo, já não são necessários suportes para os carros de cofragem, o que melhora a qualidade das lajes de betão da faixa de rodagem in-situ. Os trabalhos também podem ser realizados mais facilmente, o que significa que são possíveis ciclos de betonagem mais curtos. Outra vantagem do sistema: As especificações do Instituto Federal Alemão de Investigação de Auto-estradas e Transportes relativas a pontes de aço compósito podem ser facilmente cumpridas. A Adam Hörnig GmbH & Co. KG está a utilizar o VCT Composite Track para a nova construção do viaduto de Thulba e, por isso, ganhou o Prémio de Inovação da bauma na categoria “Construção”. Os visitantes podem experimentar o sistema com a réplica do projeto na sala de exposições da PERI.

A PERI irá apresentar outro destaque na bauma com a réplica de uma estação de metro de Munique. Com adaptações personalizadas de sistemas comprovados, tais como o Carro de Cofragem para Túneis VTC e a Estrutura de Contraventamento SB, a PERI irá demonstrar a sua experiência em engenharia, bem como formas de otimizar e acelerar visivelmente os processos de construção - por exemplo, com unidades hidráulicas que permitem a cofragem e descofragem automatizadas.

Com o Túnel Fehmarnbelt, que liga a Alemanha à Dinamarca, a PERI está também envolvida num dos maiores projectos de infra-estruturas da Europa. Os visitantes da Bauma poderão obter informações sobre o projeto e as soluções de cofragem para os elementos padrão do túnel submerso mais longo do mundo, que a PERI está a fornecer.

Com dois novos parceiros - KERN Tunneltechnik SA e MH International - a PERI está também a expandir o seu portfólio no sector das infra-estruturas. A KERN é especializada em máquinas especiais para a construção de túneis e irá apresentar soluções inovadoras para requisitos de construção complexos em obra. A MH International está focada em estruturas temporárias no sector das infra-estruturas e contribui para projectos de construção mais eficientes com sistemas de escoramento. Ambas as empresas reforçam os conhecimentos de engenharia da PERI e permitem soluções holísticas para projectos.

Novos sistemas trepantes e inovações digitais

A PERI está a alargar o Sistema Trepante RCS para incluir novas soluções: Estas permitem a utilização económica de cofragem trepante, mesmo em projectos mais pequenos. O RCS MAX Shaft oferece também a opção de deslocar a cofragem em poços de pequena e média dimensão sem grua ou qualquer componente especial.

Com o MPS Pro, a PERI irá apresentar uma solução inovadora de armários modulares. O sistema pode ser configurado livremente, está totalmente disponível para aluguer e impressiona pelos seus componentes leves e pelo facto de o sistema poder ser transportado totalmente pré-montado, o que minimiza o tempo de montagem. O MPS Pro provou o seu valor especialmente em espaços confinados em projectos de arranha-céus. Para além do aumento da segurança, o sistema também garante condições de trabalho mais agradáveis.

A digitalização também está a trazer inovações positivas para a indústria da construção no campo dos sistemas de trepagem. A PERI irá apresentar soluções de tecnologia de sensores que irão permitir a tomada de decisões baseadas em dados no futuro e influenciar positivamente tanto a qualidade como a velocidade dos processos de betonagem.

Para além de produtos inovadores, a PERI oferece serviços abrangentes, desde consultoria especializada, planeamento detalhado e entrega just-in-time até ao apoio a projectos específicos. Os especialistas da PERI estarão presentes no local para apresentar aos visitantes soluções personalizadas para os seus projectos de construção.

Inovações digitais para o mundo da construção de hoje

Na indústria da construção, a digitalização oferece um enorme potencial para simplificar os processos de trabalho, tornando os locais de construção mais seguros e acelerando os processos de trabalho. É exatamente aqui que a PERI entra. A PERI irá apresentar soluções digitais na bauma 2025 que abrangem todo o processo de construção, desde o planeamento à execução e gestão. Com ferramentas inovadoras como a aplicação web alargada QuickSolve, o Ecossistema XR, a Ferramenta de Estimativa de Andaimes (SET) e o PERIcap, a PERI está a tornar possível a gestão de projectos com precisão e em tempo real. Enquanto o QuickSolve permite o planeamento simples de cofragem de paredes e bordos de lajes, andaimes de escoramento e de trabalho, soluções de acesso e aplicações de pontes, o XR Ecosystem possibilita o planeamento a três dimensões, o que apoia a montagem de geometrias complexas. Para processos de planeamento mais sofisticados no sector dos andaimes, a PERI irá apresentar a última versão da Ferramenta de Estimativa de Andaimes (SET), que pode ser utilizada em componentes adicionais de andaimes. O PERIcap foi desenvolvido para e com os clientes, de modo a permitir um fluxo de informação digital e de processos desde o escritório até ao local de construção.

A identificação e rastreio de produtos nos locais de construção é também uma questão importante para muitas empresas. Saber em tempo real qual o material que se encontra num determinado momento, planear o material de acordo com esta informação e identificar de forma única o material para combater o roubo nos locais de construção - a PERI irá demonstrar tudo isto na bauma. A SYFIT, na qual a PERI adquiriu uma participação maioritária em setembro de 2024, desenvolveu os produtos para estas soluções.

Poupar recursos com sensores de betão

A pressão do tempo nos projectos de construção está constantemente a aumentar, ao mesmo tempo que novas misturas de betão com redução de CO2 estão a ser utilizadas cada vez mais frequentemente. No entanto, existe frequentemente uma falta de experiência quando se trata de determinar o tempo de descofragem mais cedo possível com as novas misturas. Para além disso, a falta de trabalhadores qualificados torna mais difícil o manuseamento seguro destes novos materiais. É aqui que entra a VEMAVENTURI, subsidiária da PERI.

Na bauma, a empresa irá apresentar soluções inovadoras de tecnologia de sensores que optimizam os processos de construção. Os sensores fornecem dados precisos para a monitorização da pressão do betão, medição da temperatura, determinação da maturidade do betão e teor de água no betão fresco. Isto permite que os gestores de obra e os trabalhadores qualificados tomem decisões informadas em tempo real, utilizem os recursos de forma eficiente e evitem erros de avaliação - tudo para uma maior segurança e um progresso mais rápido da construção.

Um olhar sustentável para o futuro

Na sala de exposições, a PERI irá demonstrar como a sustentabilidade e a otimização de produtos andam de mãos dadas. O revestimento PERIskin - baseado no VIANT da chemetall - é aplicado como um revestimento por imersão à temperatura ambiente e proporciona uma proteção total, poupando mais de 80% de energia em comparação com a galvanização. A energia necessária para este efeito é gerada de forma sustentável a partir de uma central de biomassa que utiliza resíduos de madeira da produção, bem como a sua própria eletricidade produzida a partir de sistemas fotovoltaicos.

O portfólio PERI é complementado pela inovadora cofragem aquecida HECON, que permite a cura uniforme de misturas de betão a temperaturas constantes. Especialmente quando se trata de novas misturas de betão que foram desenvolvidas para reduzir a pegada de CO2, as condições ambientais constantes, tais como a temperatura, são cruciais para bons resultados de betão. Ao mesmo tempo, o consumo de energia da nova cofragem aquecida é mantido baixo com a utilização de cofragens avançadas e um sistema de controlo inteligente.

A PERI irá demonstrar mais uma abordagem sustentável com os moldes TwistBlocks. Esta cofragem simples permite a produção de blocos de betão, os chamados TwistBlocks, em pequenas fábricas, por exemplo, diretamente no local da obra em regiões desfavorecidas. Os TwistBlocks são depois utilizados para construir casas, à semelhança dos blocos de construção. Por um lado, estas casas são robustas, mas, se necessário, também podem ser rapidamente desmontadas e reconstruídas num local diferente.

Isto não só permite uma construção rápida e simples, como também cria emprego para a população local. Estes blocos de betão já foram utilizados com êxito na construção de uma escola em Nairobi. Dois outros projectos - a construção de uma nova escola na Cidade do Cabo (África do Sul) e a expansão da PATRIZIA School Syangeni no Quénia - estão atualmente em curso.

Apresentação do Grupo PERI e dos seus colaboradores

No pavilhão de exposições da PERI, várias filiais, parceiros e start-ups – para além dos já mencionados – apresentam os seus portfólios inovadores, demonstrando o apoio abrangente do Grupo PERI à indústria da construção.

Start-ups como a Comstruct e a Specter exibem abordagens digitais para otimizar as guias de entrega e a documentação de obra.

A PERI 3D Construction Printing ampliou o seu portfólio de soluções integradas para impressão 3D em betão e irá mostrar alguns dos 15 edifícios impressos que já foram realizados. Além disso, apresenta o DREIHAUS, um conceito de construção modular que permite às empresas imprimir edifícios prontos a habitar por apenas 2.900 euros por metro quadrado.

A joint venture DataForm.Work apresenta uma abordagem inovadora no campo das soluções de cofragem personalizadas. Desde o planeamento até à produção e montagem, mesmo projetos complexos podem ser executados de forma rápida e económica.

A filial da PERI, promaintain, destaca a sua experiência no setor de projetos industriais. Desde 2006, este prestador de serviços integrais oferece apoio nas áreas de engenharia, gestão de projetos e consultoria para projetos de andaimes industriais. Os visitantes do pavilhão PERI terão a oportunidade de conhecer mais de perto toda a sua experiência.

Esta presença diversificada sublinha como a PERI, juntamente com os seus parceiros, está a desenvolver soluções inovadoras, digitais e sustentáveis para os desafios do mundo da construção, contribuindo de forma significativa para a segurança e a sustentabilidade nos estaleiros, e moldando ativamente o futuro da construção.