


Por que razão devemos concentrar-nos no revestimento?
Na sequência da tragédia da Torre Grenfell em 2017, o Governo do Reino Unido abordou os riscos de segurança contra incêndios causados por revestimentos não seguros em edifícios altos. Desde então, introduziu as reformas de segurança da construção mais significativas dos últimos 40 anos. A Lei da Segurança da Construção, que recebeu o consentimento real em abril de 2022, tem sido um catalisador de grandes mudanças na construção de edifícios e nas obras de reparação.
Desde o aumento do trabalho de reclassificação no Reino Unido, o acesso temporário tem sido muito procurado. A pressão crescente para entregar estes projectos rapidamente significa que a velocidade de instalação e remoção do acesso temporário é importante para todos os empreiteiros envolvidos. A rapidez com que estes projectos são concluídos é igualmente importante para os residentes que ocupam os edifícios, uma vez que as suas vidas são frequentemente perturbadas devido aos trabalhos em curso.

Andaimes VS Mastro trepador
Para substituir o revestimento, os empreiteiros precisam de aceder à fachada. Na maior parte dos casos, é necessário trabalhar em altura e em vários níveis em simultâneo, pelo que os andaimes são a solução ideal. Este tipo de sistema de acesso permite que diferentes profissões realizem tarefas ao mesmo tempo, acelerando todo o processo. Além disso, os andaimes são menos susceptíveis de serem afectados por ventos fortes, uma vez que não dependem tipicamente das condições meteorológicas.
Por outro lado, os trepadores de mastro oferecem menos proteção contra os elementos, o que pode significar que o trabalho é atrasado até que as condições meteorológicas sejam mais favoráveis. Quanto mais tempo um projeto for adiado, mais caro se torna. Outro custo a ter em conta é a fonte de energia necessária para o funcionamento dos trepadores de mastro, que varia consoante a dimensão do sistema.
Embora sistemas motorizados como este tenham as suas vantagens e possam ser uma boa solução para fachadas modernas, nem sempre são práticos para remover sistemas de revestimento de EPS encontrados em edifícios mais antigos. Isto deve-se ao facto de o revestimento EPS ser composto por um isolamento leve de poliestireno que se parte durante o processo de remoção e é difícil de conter em condições de vento se o sistema de acesso não estiver devidamente fechado. Pensa-se que este tipo de revestimento é tão predominante no Reino Unido como o sistema de revestimento ACM utilizado na Torre Grenfell.
Em muitos casos, os trepadores de mastros estão limitados a alturas mais baixas, o que sugere que funcionam melhor quando utilizados em conjunto com andaimes, uma vez que estes últimos podem permitir o acesso à base e aos pisos inferiores, oferecendo proteção ao público enquanto os trabalhos prosseguem acima.
Porque é que o tipo correcto de acesso aos andaimes é importante?
A remoção de revestimentos apresenta um risco de queda de objectos e detritos se o sistema de acesso temporário não estiver devidamente contido. Para evitar este risco durante a utilização de andaimes, é possível envolver a estrutura com uma cobertura de proteção, como a Monarflex.
Embora a cobertura de proteção para andaimes proporcione um ambiente de trabalho mais seguro para os empreiteiros, levanta a questão de um edifício inteiro ser coberto durante um longo período de tempo, obstruindo frequentemente as janelas no processo. Embora esta seja a norma para os projectos de revestimento, os residentes são continuamente perturbados pela fraca exposição à luz natural no seu ambiente de vida.
A investigação mostra que a fraca exposição à luz natural durante períodos prolongados pode ter um impacto na saúde mental e no bem-estar. De acordo com a UCLA Health (2022), estar num ambiente com baixos níveis de luz natural pode resultar em “sono deficiente, mau humor e depressão”.
Nos piores casos, a reparação de revestimentos num edifício alto com mais de 18 metros de altura pode demorar até dois anos. Extensões do programa e atrasos como este podem ser causados pela complexidade do projeto, pela escassez de mão de obra, pelos meios de acesso e pelo custo e disponibilidade dos materiais necessários.


As tábuas de madeira, frequentemente utilizadas para andaimes tradicionais de tubo e encaixe, são um material que tem sido afetado pelas alterações económicas nos últimos anos, com uma procura elevada e menos importações a provocar aumentos de preços e atrasos nos projectos.
Para além da volatilidade dos preços e da escassez da oferta, a utilização da madeira em aplicações de fachada, como o revestimento, parece ilógica, uma vez que se trata de um material combustível. A utilização de materiais incombustíveis à volta de edifícios que representam um risco de incêndio deveria ser uma prioridade.
Sabemos que os andaimes desempenham um papel vital em trabalhos de reparação críticos. Com o âmbito deste trabalho a alargar-se à medida que mais edifícios são avaliados, é importante trabalhar com sistemas mais inteligentes para minimizar o custo e a duração dos trabalhos de reparação, melhorando simultaneamente a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
Melhorar o Outlook- uma abordagem “sistémica"
Os sistemas de andaimes inovadores e modulares oferecem muitas vantagens, tais como tempos de programação mais curtos, custos preliminares reduzidos, disposições flexíveis, componentes mínimos e um risco reduzido de queda de objectos, escorregamentos, tropeções e quedas.
Os sistemas de andaimes incentivam as melhores práticas de trabalho, tais como o envolvimento e o planeamento precoces, para garantir que as sequências de construção são económicas e práticas. Desde a base correta até à minimização do impacto nos residentes em cada elevador, tudo é considerado antes da construção. Um planeamento adequado garante, assim, tempos de construção mais rápidos e promove uma remoção mais rápida dos andaimes, apresentando uma multiplicidade de opções que se adaptam ao programa do empreiteiro principal.
Por exemplo, uma estrutura de andaimes convencional é normalmente montada em todas as elevações da fachada de um edifício, primeiro para permitir a remoção do revestimento. Com o sistema modular de andaimes e planeamento, as sequências de construção flexíveis dão aos empreiteiros a opção de montar menos elevações em simultâneo.
Isto significa que o trabalho de revestimento pode ser realizado em fases, pelo que não é necessário envolver todo o edifício durante o projeto, permitindo que os empreiteiros desafiem as abordagens habituais.
A rapidez de instalação e desmontagem pode ser explicada através de uma análise mais detalhada dos componentes do sistema de andaimes.
Por exemplo, o PERI UP, tal como a maioria dos outros andaimes de sistema, possui plataformas de fecho em aço em vez das tradicionais placas de madeira que se fixam instantaneamente na posição. Não são necessários componentes adicionais para a instalação. Outros componentes de segurança, como o guarda-corpos avançado no sistema de fachada PERI UP Easy, permitem que o nível seguinte seja construído a partir da plataforma de trabalho inferior. Com caraterísticas de segurança integradas como esta, podemos evitar a necessidade de implementar equipamento próprio, como as Escadas de Andaime, resultando num esforço e tempo mínimos necessários para erguer o próximo andaime.


A percepção comum é que os andaimes de sistema não têm a flexibilidade que os andaimes convencionais oferecem. No entanto, os andaimes de sistema evoluíram significativamente ao longo dos anos, sendo as soluções padrão igualmente capazes de acomodar geometrias complexas, tais como elevações de fachadas escalonadas e fachadas curvas de edifícios.
Ao comparar a velocidade dos andaimes de sistema com a dos andaimes convencionais, também vale a pena considerar o peso do material e o número de componentes que são manuseados manualmente. Normalmente, os componentes dos andaimes de sistema são mais leves. Com menos componentes e mais leves, juntamente com tecnologias de construção avançadas, tais como sistemas avançados de protecção incorporados (AGS), os andaimes têm potencial para erguer mais metros quadrados por dia.
Este foi o caso do The Link - um edifício residencial de grande altura em Londres que necessitava de acesso à fachada para trabalhos de reparação. Previa-se que a instalação do acesso demoraria 16 semanas utilizando os métodos tradicionais de andaime. Com o sistema PERI UP Easy, a obra foi concluída em apenas quatro semanas, reduzindo o tempo de instalação em 75%.
É também importante notar que o sistema de andaimes é feito de componentes incombustíveis como o aço - uma alternativa mais segura à utilização de madeira em projectos de revestimento.
Investir no sistema de andaimes
O sistema de andaimes pode apoiar a projecção a longo prazo da reparação de revestimentos. Com o planeamento e a formação adequados, os empreiteiros de andaimes e revestimentos podem poupar tempo, mão de obra e custos preliminares, reduzindo simultaneamente o impacto nos residentes.
Depois da tragédia de Grenfell e da ansiedade que envolveu o sector do revestimento, a importância de tornar o processo tão suave e rápido quanto possível é maior do que nunca.
- Gov.UK ‘The Building Safety Act’ (July 25, 2022). Available at https://www.gov.uk/guidance/the-building-safety-act. (Accessed: 21 March 2023)
- BBC News Online, ‘Residents of Ipswich flat say cladding repairs affecting health’ (July 22, 2021). Available at https://www.bbc.co.uk/news/uk-england-suffolk-57916147 (Accessed: 17 March 2023).
- UCLA Health, ‘Being in natural light improves mood, increases happiness’ (March 25, 2022). Available at: https://www.uclahealth.org/news/being-in-natural-light-improves-mood-increases-happiness (Accessed: 22 March 2023).