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Ponte sobre o Rio Uima

Dados de projecto

Localização: Porto, Portugal

Esta ponte está inserida na Concessão Douro Litoral que tem como objectivo melhorar de forma significativa a mobilidade na Área Metropolitana do Porto, descongestionando a circulação rodoviária em toda a zona, já que será possível a deslocação entre as duas margens do rio Douro sem necessidade de atravessamento da cidade do Porto.

A concessão é constituída por 129 quilómetros de auto-estradas, na sua grande parte construídos a sul do rio Douro. O troço Picoto/Nó da Ermida, o qual inclui uma nova ponte sobre o Rio Douro próxima da barragem de Crestuma, tem como objectivo primário fechar a Circular Regional Exterior do Porto (CREP), unindo a A41/A42 com a A4 e A1.

Esta concessão inclui ainda a construção dos lanços S. João da Madeira/ Carvalhos, Gondomar/Covelo e a beneficiação dos troços entre Ameal/Leça do Balio, Coimbrões/Ponte da Arrábida, Nó de Santo Ovídio/Coimbrões, Carvalhos/Nó da VCI, Nó de Francos/Nó da VCI, Ponte da Arrábida (Norte)/Sendim, Espinho/Picoto, Ponte do Freixo Norte/Gondomar e Coimbrões/Ponte do Freixo Sul.
Prevê-se a conclusão do lanço Gondomar/Covelo (A43/IC29) em Agosto de 2010, tendo os restantes data de conclusão prevista para 2011.

Requisitos

  • A Ponte sobre o Rio Uima tem uma extensão aproximada de 670m e é composta por dois tabuleiros paralelos que se estendem ao longo de 12 vãos de comprimentos diferentes, tendo o maior dos vãos uma distancia de 110m entre pilares.
  • Os pilares mais altos têm uma altura de 42m aproximadamente e estão divididos em dois tipos:
  • Pilares maciços nos vão menores (em que o tabuleiro apresenta uma secção nervurada), e pilares vazados nos vão maiores (em que o tabuleiro apresenta uma secção em “caixão” de altura variável

Cliente

Zagope

Benefícios para o cliente

  • execução de superfícies de geometria complexa
  • horizontalidade das plataformas de grande carga
  • reaplicação sucessiva quer dos painéis de cofragem, quer das plataformas de apoio
  • versatilidade dos sistemas 
Engº Ricardo Sampaio
Director de Produção

A parceria que a PERI tem com a ZAGOPE na Ponte sobre o Rio Uima, localizada na Concessão do Douro Litoral, com a utilização dos sistemas Trio, Peri-Up-Rosett, Vario e Consolas Trepantes, vem apresentando soluções construtivas técnico-económicas ao projecto da obra, com qualidade, segurança, versatilidade, e rentabilidades produtivas.

Soluções PERI

  • Aplicação de esquadros de grande carga nas faces inclinadas dos pilares para execução das plataformas de apoio das aduelas zero, tendo a PERI para tal efeito desenvolvido um sistema de amarração que permite colocar os esquadros em diferentes inclinações de betão mantendo assim a horizontalidade das plataformas de grande carga.
  • Execução de capites de secção variável com reaplicação sucessiva quer dos painéis de cofragem quer das plataformas de apoio. Neste capitulo a versatilidade do sistema VARIO GT24 revelou-se determinante no excelente resultado obtido na execução de superfícies de geometria complexa.
  • Plataformas trepantes de grandes dimensões com consolas SKSF 240 e cones recuperáveis, estando as mesmas capacitadas para alojamento de andaimes de montagem de ferro.
  • Perfeita conjugação de diferentes sistemas, com especial atenção ás acessibilidades e segurança.