BIM Building Information Modeling

Orientação para futura optimização do desenvolvimento da construção

Isto é o BIM

Building Information Modeling –BIM (trad. “Modelo de Informação da Construção”) é um método baseado em software para o planeamento e implementação de projectos de construção, com base numa estrutura-modelo ou edifício em 3D. O BIM tem sido experimentado e testado como método de trabalho em grandes projectos, em todo o mundo. Oferece uma transparente execução de projecto e um alto grau de segurança ao nível do planeamento, tanto para os proprietários como para todos os envolvidos no processo de construção de edifícios

Todos os componentes de construção incluídos no BIM são descritos em detalhes relativamente às suas propriedades visuais, técnicas e funcionais. Ao integrar ainda os factores tempo e custos, o modelo 3D transforma-se gradualmente num modelo 4D ou 5D. 

Pessoas, normas, processos e tecnologia são as partes integrantes do BIM. O fator chave para o sucesso aqui é o ser humano: todos os envolvidos tem de apoiar em conjunto a abordagem de trabalho, ser capazes de lidar documentação e tecnologia de comunicação, assim como conhecer processos e normas. 

A vantagem mais importante do BIM é que as variações de planeamento e execução pode ser simuladas no modelo de construção 3D, numa fase muito inicial do projecto. Isso ajuda todos os envolvidos no projeto de construção a ver onde, quando, porquê e quais os custos de problemas que possam ocorrer - durante a fase de planeamento, bem como durante a execução da construção subsequente. 

Vantagens do BIM

  • Delinear segurança para projectos grandes e complexos
  • Centralizar dados administrativos com a informação completa do projecto
  • Comunicação estruturada através de métodos de trabalho standard
  •  Visualização 3D do projecto de construção, pela conjugação de informação e documentos
  • Actualização permanente da informação do projecto, disponível a qualquer momento
  • Fácil supervisão em obra
  • Aumento da qualidade pela identificação precoce de erros de planeamento
  • Redução dos custos de construção
  • Aumento da segurança no trabalho através de um sistema-base de processos aprovados
  • Minimização de riscos durante a fase de execução
  • Fácil monitorização de prazos durante a fase de construção
  • Poupança de tempo durante todo o processo de construção
  • Uso da informação para a posterior gestão das instalações

Custos e despesas da implementação BIM

Estudos têm demonstrado que as despesas e custos motivados pela utilização do BIM estão predominantemente presentes nas fases iniciais de implementação – devido a um bom planeamento, o aumento de custos torna-se menos provável.

Os custos mais elevados no início de um projecto são causadas pela introdução de BIM. No entanto, estes valores não são provocados pela compra da tecnologia, mas sim pelo desenvolvimento de conceitos para os processos e estruturas, bem como a definição de normas que são necessários para a integração BIM.

Isto significa que o BIM não pode ser simplesmente adquirido. As empresas de construção têm de desenvolver o BIM projecto a projecto, afinando e aperfeiçoando o método com o aumento dos conhecimentos. Parceiros como PERI, que têm experiência em BIM, são muito valiosos e reduzem a quantidade de despesas e custos durante a fase de implementação.

PERI, o vosso parceiro nos projectos BIM

É prática comum na PERI combinar modelos tridimensionais de planeamento com a organização de ciclos e utilização do factor tempo. Esta é a razão pela qual PERI tem vindo a trabalhar com aplicações BIM para sistemas de cofragem e andaimes durante bastante tempo.

O objectivo do desenvolvimento actual do software na PERI é a integração completa de soluções de cofragem e andaimes em futuros projectos BIM. Assim, cada vez mais informação de processos está integrada nos devidos sistemas de base de dados.

O sistema de gerenciamento de projectos CENTRIO da PERI permite que os membros da equipa trabalhem em conjunto em projectos em todo o mundo, porque todos têm acesso à mesma base actualizada de dados. Um outro passo para a comunicação inter-empresa é o uso de software móvel para a administração de informação das construções nas fases de planeamento e execução. 

BIM in use for the Filstal Bridge

Um exemplo de projecto BIM na PERI

A PERI já apresentou exemplos atuais de projectos BIM em inúmeras feiras internacionais, utilizando um sistema de gestão de comunicação e de dados com duas aplicações: "Autodesk BIM 360 Glue" e "Autodesk BIM 360 Field". Os próprios sistemas da PERI estão integrados no "Autodesk BIM 360 Glue" via interfaces. Isto significa que todos os envolvidos no processo de planeamento e construção têm acesso ao mesmo tipo de informação através de interfaces fáceis de manusear. Desenhos, documentos e modelos do CENTRIO e do programa PERI CAD 3D podem também ser acedidos desta forma. Informações adicionais, como por exemplo sobre o material em obra, são fornecidas pelo portal do cliente myPERI.

Novos requisitos e soluções são comunicados rápida e directamente via "Autodesk BIM 360 Glue", o software de coordenação para o planeamento. Todos os envolvidos, desde o escritório do projecto aos fornecedores, recebem sempre as mais recentes informações do projecto. Isso ajuda a descobrir e analisar conflitos ou problemas de capacidade num estágio inicial.

As informações da fase de planeamento são disponibilizadas diariamente por meio do software de coordenação "Autodesk BIM 360 Field". Este programa oferece a possibilidade de transmitir e documentar tarefas, questões, listas de verificação, instruções, fotos e relatórios para a melhor comunicação entre o local da obra e o escritório.

Isto significa que o responsável da obra pode executar verificações de rotina com a ajuda de listas de verificação, pode documentar os itens abertos com o seu tablet e encaminhar para o capataz. Este último irá receber a mensagem directamente a partir do "Autodesk BIM 360 Field" e pode reagir de imediato. Se precisar para o seu trabalho de informação especial sobre o edifício ou documentos técnicos (instruções de montagem e utilização do material de cofragem em obra), pode aceder. Após a solução de problemas, ele pode finalizar os assuntos com fotos e comentários. O responsável da obra será automaticamente informado e poderá verificar o trabalho.

As unidades de cofragem pré-montadas são identificadas com um código QR, a fim de optimizar o processo de entrega. Isso torna possível registrar e verificar o material no local da obra, com o mesmo software, directamente, assim que chega. Além disso, os horários de funcionamento podem ser acedidos, por exemplo, e posições para a primeira utilização podem ser visualizadas usando o modelo de construção.