You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Árvores de Natal, Lisboa e Varsóvia

Dados de projecto

Localização: Lisboa, Portugal

  • A Árvore de Natal Millennium BCP, com 72 metros de altura - mais 10 metros que a Árvore montada no ano passado em Belém - equivale a um prédio de 23 andares, tendo o dobro da altura da Torre de Belém e mais dois metros do que a distância que separa as águas do Tejo do tabuleiro da Ponte 25 de Abril, a montagem da árvore envolveu 350 pessoas, ao longo de 44 dias consecutivos de trabalho. O objectivo desta iniciativa passa, para além da publicidade, por «partilhar as emoções de uma época especial» com toda a população. Este ano a árvore de Natal Lisboeta tem uma réplica em Varsóvia. São estas as maiores Árvores de Natal da Europa.
  • A Árvore de Natal Millennium BCP surgiu no ano de 2004 com o intuito de assinalar a renovação da imagem da instituição bancária. Nesse ano ficou montada na Praça do Império, em Belém, e teve cerca de 800 mil visitantes. Para este ano a organização espera cerca de 300 mil visitas diárias, tendo em conta que a Praça do Comércio é um local por onde passam diariamente milhares de pessoas.

Requisitos

  • Nesta fase foram utilizadas 2,2 milhões de micro lâmpadas, 15 mil mini-lâmpadas redondas, 18 mil metros de mangueira luminosa, 380 strobes (focos de luz intermitentes), 320 metros de néon, 8 «moving lights» (focos móveis de longo alcance) com potências entre os 2 mil e os 7 mil watts e 144 painéis decorativos.
  • A produção global envolveu 350 pessoas ao longo de 44 dias a montar toda a estrutura de 25 quilómetros de tubos metálicos.

Cliente

Better World

Benefícios para o cliente

  • cumprimento de prazos rigorosos
Arq.º Afonso Almeida
Director de Obra

Foi um excelente trabalho desde o Projecto de Lisboa a Varsóvia. As soluções técnicas apresentadas pela PERI revelaram-se muito fiáveis e fáceis de executar, pelo que nos foi possível cumprir os rigorosos prazos; estou muito feliz em ter colaborado com a equipa técnica da PERI.

Soluções PERI

  • Estrutura em sistema PERI UP ROSETT de forma cónica.
  • Estrutura envolvente constituída por tubos metálicos conferindo o aspecto de árvore de Natal com 16 faces no seu perímetro.
  • As árvores foram pré-montadas no nível térreo em 6 troços, que posteriormente foram elevados por fases para a sua posição final através de uma grua de 120 toneladas.
  • O primeiro troço elevado pesava 18 toneladas e foi empalmado em 96 prumos em simultâneo.
  • O peso total da estrutura foi de 114 toneladas em sistema PERI UP ROSETT; em relação aos contrapesos utilizou-se 50 toneladas em perfis metálicos e 72 toneladas em placas de betão.

Sistemas PERI utilizados