You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Barragem de Pedrógão

Dados de projecto

Localização: Vidigueira, Portugal

A Barragem de Pedrógão está integrada no empreendimento de fins múltiplos de Alqueva e visa não só o fornecimento de água para rega e a modulação dos caudais provenientes da Barragem de Alqueva, como também a produção de energia eléctrica. É a primeira barragem construída em Portugal com betão compactado a cilindro (BCC), uma tecnologia inovadora neste tipo de estrutura (tecnologia internacionalmente designada por RCC - Roller Compacted Concrete).

A obra teve início em Agosto de 2002 e deverá estar concluída em Novembro de 2005.

Requisitos

  • A Barragem de Pedrógão é uma estrutura do tipo gravidade com um perfil rectilíneo em planta, apresentando cerca de 448 metros de desenvolvimento total, dos quais 301 correspondem à zona de inserção do descarregador de cheias, descarregador este que não se encontra equipado com comportas.
  • A soleira do descarregador é dividida em dez vãos de 28,75 metros, separados por nove pilares.
  • Esta estrutura terá cerca de 400 mil metros cúbicos de betão e uma altura máxima de 43 metros acima das fundações a realizar na maior parte do seu desenvolvimento em BCC (323 metros), e na restante parte em betão convencional (125 metros).


 

Cliente

MOTA-ENGIL, S.A.

Benefícios para o cliente

  • acompanhamento constante em obra 
  • sistemas de cofragem com quantidade reduzida de acessórios
  • número reduzido de betonagens traduzido numa elevada rentabilidade



 

Eng.º Paulo Alves
Director de Obra

A PERI demonstrou capacidade de resposta e satisfez plenamente as nossas necessidades. Além disso, o constante acompanhamento em obra foi uma realidade que nos permitiu resolver de imediato todos os contratempos que foram surgindo.

Soluções PERI

  • A PERI Portugal interveio na fase de estrutura, a qual se encontra praticamente concluída, quer no betão convencional quer no betão compactado.
  • Este projecto envolveu cerca de 233.000 m³ de betão convencional e 151.000 m³ de betão compactado, representando uma área total de cerca 100.000 m² quadrados de cofragem a aplicar. No pico da obra a PERI Portugal tinha envolvido nestes trabalhos cerca de 3.000 m² de cofragem (500 ton de equipamento).
  • Os projectos de cofragem executados pela PERI Portugal foram baseados nos sistemas TRIO, SKS-2E2 (maioritariamente), tendo sido também utilizados os sistemas MULTIPROP, MULTIFLEX, PERI UP T70 e PERI UP ROSETT pontualmente.
  • Para a execução das paredes verticais e inclinadas da barragem, a PERI Portugal projectou uma cofragem modular com 3,30m x 5,40m, a qual permitiu betonagens de 17,82 m²/painel, utilizando sempre uma quantidade muito reduzida de acessórios. Este facto foi preponderante para a redução do número de betonagens necessárias acrescendo por esse facto uma elevada rentabilidade.
  • Para a execução dos degraus do descarregador (com 0,60 metros de altura cada um), foi concebida uma cofragem metálica especial, também modular (com 5,40m x 2,40m), que permitiu executar quatro degraus por betonagem (este sistema foi igualmente utilizado no betão compactado e posterior revestimento do betão convencional).