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Cais Maritimo de Port Malabo, Guiné Equatorial

Dados de projecto

Localização: GUINÉ EQUATORIAL, Malabo, Portugal

O projecto consiste na execução de um cais marítimo na Guiné Equatorial em Port Malabo numa extensão aproximada de 500 m.

 

Requisitos

  • A intervenção consiste na construção da zona extrema da plataforma de cais, composta basicamente por duas fases distintas, nomeadamente a zona extrema de laje como acabamento do topo dos caixões previamente colocados, e o muro suspenso na face exterior do cais, ou seja, a zona de atracagem dos navios.

Cliente

ETERMAR, S.A.

Benefícios para o cliente

  • Carro construído para oferecer maior flexibilidade de utilização, nomeadamente nas zonas de transição de sentido
  • Equipamento de utilização simples, com reduzida mão-de-obra e ciclos rápidos de aplicação
  • Facilidade do processo de cofragem e descofragem
  • Flexibilidade na montagem e desmontagem do conjunto nas mudanças de direcção.
Eng.º Mario Freilão e Eng.º José Vidal
Director de Obra e Adjunto Direcção de Obra

Este sistema possibilita a betonagem de 56 m2 de muro cada 2 dias, ou seja, o dobro do rendimento atingido pelo processo tradicional, permitindo a optimização do equipamento e uma redução considerável da mão-de-obra. Isto deve-se sobretudo à facilidade do processo de cofragem e descofragem, bem como à flexibilidade na montagem e desmontagem do conjunto nas mudanças de direcção.

Soluções PERI

  • Numa primeira fase é executada a plataforma sobre os caixões, sendo deixadas nesta fase as ancoragens necessárias à utilização do equipamento que vai executar o muro suspenso na segunda fase.
  • Na primeira fase utiliza-se o sistema TRIO que é aplicado para definir o limite vertical da betonagem da plataforma sobre os caixões ao longo do cais.
  • Na segunda fase utiliza-se um carro especial metálico com cerca de 12 m de comprimento, que viaja ao longo da plataforma sobre a laje executada na fase anterior; este serve para transportar e posicionar cerca de 14,40 m de comprimento de cofragem TRIO, executando o muro suspenso com cerca de 2,70 m de altura e 0,30 m de espessura.
  • O carro foi construído de forma a poder ser usado com o comprimento total (12 m) ou separado em duas partes iguais, de maneira a oferecer maior flexibilidade de utilização, nomeadamente nas zonas de transição de sentido.
  • Houve especial atenção no capitulo da segurança dado ser um equipamento de porte considerável e os principais trabalhos serem executados sobre o mar.
  • Houve também a preocupação de criar um equipamento de utilização simples e com reduzida intervenção de mão-de-obra, possibilitando ciclos rápidos de aplicação.
  • A solução adoptada para a presente obra decorreu da experiência acumulada pela PERI em obras semelhantes já realizadas assim como da análise das expectativas do cliente em termos de segurança, qualidade e rendimento de execução.
  • Foi criada uma estrutura especial metálica em balanço com um peso total aproximado de 32,5 t incluindo painéis de cofragem, podendo executar cerca de 60 m2 de muro de cais correspondentes a cerca de 14,4 ml de extensão.
  • É composta por uma estrutura treliçada horizontal que funciona como apoio e carro de transporte e posicionamento, na extremidade da qual suspende outra estrutura treliçada vertical que serve de apoio aos painéis de cofragem verticais e de fundo (em cunha).
  • A estrutura horizontal fica fixa por ancoragens à laje de cais, estando dotada de fusos que permitem a sua regulação em altura e descofragem, bem como de um sistema de rodados destinados a funcionar na fase de movimentação para a posição do ciclo seguinte.
  • A estrutura vertical está equipada com rodízios na zona superior de ligação à estrutura horizontal, por forma a ser possível proceder tanto à regulação transversal como à descofragem, preparando o conjunto para a fase de movimentação.
  • Os painéis de cofragem são standard, do sistema TRIO da PERI, existindo apenas um painel especial que cofra a zona de fundo do muro conferindo-lhe uma secção em ângulo que permite o remate com as paredes dos caixotões. Este painel foi dotado de um dispositivo de apoio, que permite ao mesmo tempo regulação transversal, de modo a obviar possíveis pequenos desvios no alinhamento dos caixotões.
  • Toda esta estrutura vertical é fixa na base apenas com um alinhamento de ancoragens, previamente colocados nas paredes dos caixotões.