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Viaduto de Sacavém sobre o Rio Trancão

Dados de projecto

Localização: Sacavém, Portugal

O viaduto de Sacavém sobre o Rio Trancão foi concluído em 1959, localiza-se entre o km 2+139 e o km 2+468 da A1 e destina-se a atravessar o vale deste Rio.

 

Requisitos

  • O Projecto de Reabilitação do Viaduto de Sacavém Sobre o Rio Trancão na A1 - Auto-Estrada do Norte tem como objectivo reforçar a estrutura para a acção sísmica, assim como introduzir uma protecção geral para a estrutura de betão armado e reparar algumas deficiências localizadas na obra.
  • A necessidade de reforço sísmico da obra surge na sequência da avaliação da segurança estrutural na qual foram detectadas deficiências elevadas na capacidade resistente da estrutura à acção sísmica regulamentar.
  • O viaduto é integralmente de betão armado e apresenta um desenvolvimento total de cerca de 329m e uma largura de 30.29m.
  • É constituído por 5 conjuntos de 6 arcos - 5 vãos na direcção longitudinal com 57m, funcionando cada um dos 6 arcos individuais, em conjunto com as vigas longitudinais do tabuleiro e os montantes que ligam os arcos individuais em viga Gerber, com 6 tramos simples com 5.50m de comprimento apoiados nos extremos dos 5 arcos longitudinais.

Cliente

SOARES DA COSTA

Benefícios para o cliente

Versatilidade do sistema para uma geometria rectangular para plataformas de trabalho 

Soluções PERI

  • A intervenção da PERI nesta obra será a montagem de uma estrutura metálica, constituída essencialmente por componentes “Peri UP Rosett Flex”, com uma geometria rectangular, cuja função será de plataforma de trabalho a aplicar nos 5 vãos, na execução da “Empreitada para a Reabilitação e Reforço do Viaduto de Sacavém, no Vale do Rio Trancão, Sublanço Lisboa/Alverca”, a executar pela empresa “SOARES DA COSTA, S.A.".
  • A estrutura “Rosett” tem uma altura máxima de aproximadamente 26.00m, uma largura na base de 26.75m, no topo de 28.83m e 58.00m de comprimento, relativamente ao 1.º, 3.º, 4.º e 5.º vão, com um peso total aproximado de 200.000 kg/vão.
  • Relativamente ao 2.º vão, será constituído por uma estrutura “Rosett” suspensa, com uma altura máxima de aproximadamente 24.00m, uma largura na base de 26.75, no topo de 28.83m e 58.00m de comprimento. O vão suspenso é de 45.00m e a estrutura tem aproximadamente um peso total de 210.000kg.
  • Estrutura em Sistema PERI UP Rosett Flex de geometria Rectangular.
  • O peso total aproximado (por vão) da estrutura no 3.º, 4.º e 5.º vão é de 230.000kg em Sistema PERI UP Rosett Flex e Sistema Vario.
  • O peso total aproximado da estrutura no 2.º vão suspenso é de 250.000kg em Sistema PERI UP Rosett Flex e sistema Vario.
  • O vão suspenso é ancorado ao tabuleiro de betão armado através da colocação de buchas químicas HIT-RE 500 da HILTI e barra Dywidag 15/17. Após a bucha química atingir a sua resistência é efectuada a ancoragem das prumadas da estrutura “Rosett”.
  • A Estrutura de Andaime é composto por PERI UP Rosett Flex + Vigas GT 24 + Contraplacado.