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Túnel da Queimada II, Madeira

Dados de projecto

Localização: Caniçal, Madeira, Portugal

O Túnel da Queimada II, faz parte da via rápida Machico-Caniçal e é constituído por um túnel principal e um ramal de acesso dando-se a passagem de duas para três vias de circulação num troço de túnel cónico com secção variável. 

Requisitos

Ao longo de 137,00 m a distância entre paredes laterais do túnel varia de 9,00 m para 17,90 m e o raio da abóbada de 4,50 m para 13,38 m.

Cliente

Tecnorocha/Somague Madeira

Benefícios para o cliente

  • Estrutura flexível para diferentes geometrias e variações de dimensionamento
  • Ciclos de betonagem de 24h

 

 

Soluções PERI

  • A solução da PERI Portugal consistiu numa estrutura com flexibilidade suficiente para corresponder às diferentes geometrias da abóbada, sendo a superfície cofrante constituída por painéis metálicos articulados e regulados com tensores entre si, e o carro de transporte uma estrutura telescópica complementada com novos elementos à medida do avanço e «alargamento» da secção transversal.
  • Ao longo de 28 betonagens com aproximadamente 4,90 m longitudinais esta estrutura viu a cofragem da abóbada passar de 5 para 15 painéis, e a unidade do carro passar de 3 para 7 módulos transversais.
  • Em cada betonagem a cofragem da abóbada teve que ser regulada para corresponder aos requisitos geométricos da nova secção. Para facilitar esta operação, a ligação da cofragem ao carro de transporte durante a montagem (e a regulação da mesma), foi feita através de tensores telescópicos dotados de pequenos macacos hidráulicos numa das extremidades.
  • Em cada duas betonagens teve de ser elevado e colocado mais um painel na abóbada e em algumas situações retirado um pequeno painel de cunha.
  • Dada a dificuldade em manusear peças de aproximadamente 1600 kg dentro de um túnel, a unidade de transporte estava dotada de um carro de posicionamento transversal para colocação dos painéis da abóbada.  Uma vez colocados os painéis neste carro, as posteriores manobras de elevação e posicionamento seriam executadas na totalidade através de cilindros hidráulicos.
  • Este elemento veio a revelar-se determinante nos tempos de execução e nos ciclos de betonagem.
  • Com inúmeras operações e procedimentos a executar em cada betonagem, conseguiram-se extraordinários ciclos de 24h entre betonagens.
  • A cofragem metálica projectada apresentou como principais vantagens:
    1) possibilidade de aplicação de infinitos raios de curvatura à cofragem metálica da abóbada;
    2) «abertura» transversal executada hidraulicamente;
    3) carro de posicionamento de painéis da abóbada e a facilidade de execução de operações tais como manuseamento de peças de peso considerável dentro do túnel;
    4) estrutura telescópica e totalmente regulável capaz de responder aos mais exigentes desafios geométricos e variações de dimensionamento.